(Um blog do Agrupamento Vertical de Escolas de Aljezur)

22 de novembro de 2010

DA JANELA DA MINHA ESCOLA VEJO UM MONUMENTO - visita ao castelo de Aljezur



A turma 2 da EBI/JI de Aljezur deu início à sua participação no projecto acima identificado com uma visita ao castelo da vila - monumento que culmina a vista larga que, a partir da nossa escola, se espraia pela várzea, ao encontro da mancha do casario na colina oposta. Dessa visita, fica aqui o relato feito pelo Diogo, pela Inês e pela Lara, três dos alunos que nela participaram (o relato é retirado do blog que a própria turma tem vindo a construir - podem visitá-lo aqui).

No dia 16 de Novembro fomos dar um passeio ao castelo de Aljezur.
Antes da partida pusemos o lanche dentro da mochila amarela e colocámos o boné amarelo na cabeça. Perto das dez horas, saímos da escola a pé, em direcção ao castelo.


Quando chegámos, o professor Carlos Margalhos pediu aos alunos do 4º ano para tirarem fotografias ao castelo e a professora Ana Catarina pediu aos alunos Diogo e Inês para tirarem notas.



Os pequenos apontamentos que foram tirados são muito importantes. Ficámos a saber que no território de Aljezur havia abundância de hortas, pomares e campos de cereais...
As escavações arqueológicas puseram a descoberto muros de habitações e silos do período Islâmico, do século XI. Nos silos foram encontrados vestígios de mamíferos domésticos e selvagens, como o veado, peixes e mariscos ... que correspondem aos restos alimentares da população local.
A Cisterna foi construída entre os séculos XI  e XII. 


Sem comentários: