(Um blog do Agrupamento Vertical de Escolas de Aljezur)

29 de outubro de 2010

Os 255 anos do Grande Terramoto (Parte IV)

Para terminar esta série, aqui ficam selecções das respostas dos párocos de Odeceixe, da Bordeira e da Carrapateira ao inquérito ordenado pelo marquês de Pombal na sequência do Terramoto de 1755.




1.   O lugar de Odeceixe fica na província e reino do Algarve confinado com a província do Alentejo, dista do mar Oceano meia légua. É freguesia pertencente ao termo da vila de Aljezur, comarca de Lagos, bispado de Faro.

2.   É do domínio de el-rei fidelíssimo de Portugal e Algarves Dom José I que Deus Guarde.

3.   Tem oitenta e três vizinhos, a saber sessenta e dois no mesmo lugar de Odeceixe, vinte e um difusos pelo âmbito da freguesia, tem trezentas e vinte pessoas.

15.        É sujeita à jurisdição da vila de Aljezur.

19.        Não tem feira.

20.        Não tem correio.

23.        Não tem fonte alguma ou lagoa com especial qualidade.

25.        Não é murada.

26.        Algumas ruínas padeceu no terramoto do primeiro de Novembro de 1755 assim na igreja paroquial como em algumas casas particulares. Porém, as da igreja logo se repararam, as das casas particulares repararam-se algumas, e outras estão como ficaram.


O pároco Amaro Luís Sampaio, 1758


1.   Fica esta terra, chamada Bordeira, no reino do Algarve a cujo bispado pertence. É comarca da Cidade de Lagos, termo da mesma cidade e é freguesia assim mesma.
2.   É esta terra de el-rei.
3.   Tem esta freguesia vizinhos cinquenta e nove, os quais nesta terra somente são vinte e dois e os quais são moradores em vários montes que esta freguesia compreende que fazem todos o número de cento e noventa e seis.
5.   Está a paróquia dentro do lugar e não tem aldeias esta freguesia mais que alguns montes ou casas que circulam esta freguesia cada uma de per si que não fazem povoação.
25.        Padeceu pouca ruína no terramoto de mil setecentos e cinquenta e cinco que somente na igreja que logo se reparou e quatro moradas de casas térreas que se reedificaram.

Bordeira, 28 de Abril de 1758
O cura José Rodrigues Botelho


1.    É esta (a Carrapateira) província do Algarve do mesmo bispado, reino e comarca da cidade de Lagos e termo da mesma cidade e é freguesia em si.

2.    Não teve nem tem donatário é sim de el-rei nosso senhor.

3.    Consta a presente de cinquenta e três fogos. Tem pessoas maiores de confissão e comunhão cento e trinta e cinco e pessoas menores quarenta.

15.Os frutos que esta terra produz em mais abundância são milhos, trigos, cevada, legumes pouco. É muito pobre de lavradores.

16.Não tem juiz ordinário nem câmara tem sim juiz……. (?) e está sujeita ao governo das justiças da cidade de Lagos.

23.Esta terra não tem fonte alguma dentro nem fora somente um poço em distância de cento e cinquenta passos desta qual água bebem os seus moradores e sua natureza é salutífera porquanto de um dos naturais não fazer mal a qualquer hora que se beba.

24.Esta terra não tem porto de mar e se situa de entre duas praias, uma da parte do Norte chamada da Bordeira a outra da parte do Sul chamada do Amado e nesta saltavam em terra os mouros muitas vezes antes de se mandar fazer a fortaleza e não consta viessem mais a terra que uma única vez e disparando-lhe o cabo que então servia uma peça de bala miúda os pôs em fugida matando-lhe muitos. A sua guarnição era de dezoito soldados, e um alferes e consta ao presente de um almoxarife perpétuo e dois soldados que se rendem de quinze em quinze dias os quais vêem da cidade de Lagos. Tinha três peças montadas e não agora mais que uma……. (?) e as mais se acham por terra sem reparos.

26.Esta terra no terramoto de terra que houve no ano mil setecentos e cinquenta e cinco, não padeceram nada os seus moradores somente a igreja da parte do Norte padeceu algumas ruínas e está muito pequena e está concentrada ao pior.

O cura José da Costa Calado, 1757


Sem comentários: