(Um blog do Agrupamento Vertical de Escolas de Aljezur)

28 de outubro de 2010

Os 255 anos do Grande Terramoto (Parte II)


Na sequência do terramoto, o marquês de Pombal ordenou a realização de um inquérito em todas as paróquias do país, a fim de avaliar os danos causados. As respostas obtidas constituem uma importante fonte de informação acerca daquele fenómeno sísmico - há quem veja no inquérito uma iniciativa precursora da ciência sismológica - mas, também, uma fonte de informação acerca do próprio país e das suas particularidades locais.

Algumas das questões constantes no inquérito ordenado pelo marquês de Pombal
A Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur guarda fotocópias das respostas ao inquérito enviadas pelos párocos locais, em 1758. Esses documentos foram consultados pelos alunos do 6ºA, durante o ano lectivo de 2008/2009, no âmbito de um trabalho de pesquisa efectuado para a disciplina de História e Geografia de Portugal.

É o resultado dessa pesquisa que aqui divulgamos.




Em 1758, o actual território do concelho tinha quatro freguesias, pertencentes à comarca de Lagos. Eram elas: Aljezur, Bordeira, Carrapateira e Odeceixe. Essas quatro freguesias tinham na época 488 vizinhos, correspondentes a um total de 1735 habitantes.

FREGUESIA
VIZINHOS
HABITANTES
Aljezur
293
1044
Bordeira
59
196
Carrapateira
53
175
Odeceixe
83
320

O inquérito que o marquês de Pombal mandou fazer em todas as paróquias do reino, no ano de 1758, dá-nos informações acerca de muitos aspectos da vida e da economia do concelho.

A sua leitura permite-nos, por exemplo, saber quais os principais produtos agrícolas cultivados nas freguesias do concelho.

PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS
Produto local
Trigo
Centeio
Cevada
Milho
Feijão
Vinho
Ervilhas favas
Melão
Melancia
Abóbora
Linho
Aljezur
X
X
X
X
X
X
X

X
Bordeira
X

X
X

X



Carrapateira
X

X
X





Odeceixe
X


X
X
X

X










A pesca era uma actividade importante. Diz o pároco que no mar fronteiro a Aljezur se pescavam robalos, douradas e mugens, e se apanhavam amêijoas e mexilhões.

Diz ainda que, até ao século XVII, o rio que desagua na praia da Amoreira seria navegável, quase até à vila, por caravelas.

Aljezur tinha câmara à qual pertencia a freguesia de Odeceixe.


Paulo Esteves


Sem comentários: